Com modelo escalável e repetível, Startup é um termo que está na moda e que oferece um produto ou serviço inovador, na maioria das vezes através da tecnologia, mas existem em outras áreas como: energia, biotecnologia, novos materiais, entre outras.

Existe muito espaço para discussão perante o termo, mas há algumas características que definem empresas neste tipo de negócio, que as excluem das tradicionais.

Modelo de negócio

Foco está no valor e na sua rentabilidade, o quanto o negócio soluciona a dor do cliente de forma lucrativa.

Escalável e repetível

Extremamente importantes para o negócio, o produto ou serviço precisa ser repetível e escalável e ainda trazer inúmeras vantagens, já que prometem atingir grande número de clientes e gerar lucro de forma rápida.

Incertezas

Fugindo do tradicional, uma startup tem um manual de como ser bem sucedida. Pois é preciso ter o caminho e os passos que o empreendedor precisa tomar para evitar incertezas, pois não há previsibilidade de sucesso para nenhum tipo de empresa.

Se tornando cada vez mais importante com as inovações que elas proporcionam, as startups vêm para substituir processos engessados e buscam revolucionar, mudanças que já estão acontecendo e fazem parte da Nova Economia.

Fonte: Startse, Na Prática.org.