Disseminar boas ações para a gestão de pessoas é primordial para alinhar o RH e a indústria 4.0. Primeiramente porque a tecnologia tem mudado muito a forma como as empresas fazem negócio e com isso surge o RH 4.0 fazendo com que os Recursos Humanos sejam mais automatizados, focando assim, em atividades estratégicas e não em ações manuais.

Liderança Conectada

Desenvolver a liderança é ter um conjunto de conhecimentos e habilidades que inspirem e motivem os demais profissionais dentro de uma empresa. O RH é eficaz neste momento para conduzir e formar líderes para que entendam as dinâmicas do mercado e tenham alto desempenho profissional.

Automação de processos

A gestão de pessoas precisa ser muito bem gerenciada para que grandes resultados sejam obtidos, e a gestão do conhecimento e do capital humanos são as principais neste caso. Os processos que vão desde o recrutamento até a avaliação de desempenho com gestão de feedbacks fazem com que as empresas fiquem mais competitivas e cresçam significativamente, quando aplicados com o conhecimento dos profissionais de RH.

Tomada de decisões

Processos claros permeiam as decisões tomadas nas empresas quando estão alinhadas à indústria 4.0. Todos os dados devem auxiliar nas decisões do RH, uma tendência chamada de People Analytics, em que os dados são retirados da internet ou plataforma de gestão de pessoas e estruturados em informações estratégicas.

A vantagem de alinhar a indústria 4.0 e o RH é a possibilidade de ter um papel mais estratégico dentro das empresas, entre eles a otimização de processos, a redução de erros e os trabalhos manuais. Abrindo assim, portas para a conquista de melhores profissionais no mercado, a redução de custos e ganhos maiores para todos os negócios que querem crescer e serem mais competitivos.

Fontes: Impulse, Contrate Desenvolvedor, Salário BR, Administradores.