As pessoas gostam de ser reconhecidas e valorizadas. E se sentir prestigiadas pelo que fazem no seu dia a dia dentro da empresa em que trabalham.
Não ser admirada pela sua empresa, pode gerar insatisfação para o funcionário, pois ele se sente desmotivado e sem energia para representar um negócio que não dá o devido valor pelas suas ações.
As empresas e seus líderes precisam se preparar para reconhecer seus colaboradores e a dica de hoje é o livro do filósofo, educador, palestrante, docente e consultor de empresas Mário Sérgio Cortella. Ele fala sobre o reconhecimento e questões que são inerentes à insatisfação das pessoas em relação aos seus empregos, refletindo sobre propósito e satisfação pessoal.
“Por que fazemos o que fazemos” é um livro que quer demonstrar como o reconhecimento faz uma imensa diferença para os colaboradores, como se sentir útil dentro da empresa e na sociedade é o início da realização de sucesso.
Falta de reconhecimento
Em entrevista para a Revista Época, o autor explica “Hoje há um anonimato muito forte na produção. Como a gente tem uma estrutura de trabalho em equipe muito grande, o trabalho em equipe quase leva à anulação do reconhecimento do indivíduo. E isso significa que um trabalho em equipe não prescinde da atuação de cada pessoa. É necessário que não se gere anonimato. Eu insisto: reconhecimento não é só pecuniário, financeiro, é autoral. É necessário que a empresa exalte, mostre quem colaborou com aquilo. À medida que você tem reconhecimento, comemoração, celebração, isso dá energia vital para continuar fazendo. Não se entende aquilo como sendo apenas uma tarefa. O reconhecimento ultrapassa a ideia de tarefa. Não sei se seu pai fazia isso, mas chegava em casa com o boletim da escola, altas notas, e ele dizia: “não fez mais que a obrigação” – isto é altamente desestimulador. É preciso reconhecer, dizer que é bacana, comemorar. Aquilo que estimula a continuar naquela rota. Reconhecimento é a principal forma de estímulo que alguém pode ter”.
Motivação Profissional
Importante na vida de todo ser humano, o reconhecimento é uma parte essencial principalmente no profissional. Quando uma pessoa é valorizada pelos seus atos dentro de uma empresa ela se torna mais proativa, e busca alcançar mais e melhores resultados para si e para a empresa. Alguns estudos científicos já demonstraram que existe uma parte no nosso cérebro que é dedicada apenas à motivação e recompensa. Quando ativado, o organismo da pessoa libera elementos químicos que farão com que ela se torne mais comprometida com seus objetivos.
Feedback
Essa é uma técnica que bons líderes utilizam para reconhecer seus colaboradores. Realizado de forma correta, o feedback tem um efeito positivo na postura dos funcionários e consiste basicamente na avaliação individual dos membros da equipe, mostrando a eles os pontos a melhorar e principalmente o reconhecimento dos acertos, contribuições e esforços do colaborador para alcançar as metas da empresa.
Portanto, para estimular uma pessoa nada melhor do que reconhecer que ela usou toda a energia depositada com vigor, para resolver qualquer desafio do dia a dia.
Fonte: Entrevista Mário Sérgio Cortella – Revista Época Negócios, Portal IBC, Endomarketing.tv, Endeavor Brasil.
Deixar um comentário