Você já ouviu falar que tudo muda a todo momento, certo? Estou falando do conceito de mundo VUCA que fala sobre os cenários e as transformações necessárias baseadas no dinamismo, novos padrões e tecnologias.
O que é mundo VUCA?
É uma ideia que teve origem na década de 1990, na época pós Guerra Fria, e foi utilizada para explicar a complexidade e as incertezas da situação geopolítica mundial.
As estratégias que eram traçadas em um determinado momento poderiam sofrer mudanças de um dia para o outro. Seu acrônimo em inglês:
- Volatility (volatilidade);
- Uncertainty (incerteza);
- Complexity (complexidade);
- Ambiguity (ambiguidade).
Quais são as suas principais características?
Volatility, ou volatilidade
A medida que tantos acontecimentos se desdobram de maneiras inesperadas, fica cada vez mais complicado determinar causa e efeito. Um ótimo exemplo disso está nos meios de comunicação. Enquanto o rádio levou quase 40 anos para alcançar uma audiência de 50 milhões de pessoas, a televisão alcançou o mesmo objetivo em 13 anos e a internet em 4 anos.
Uncertainty, ou incerteza
Diante da agilidade, é também complicado tentar prever os resultados. Atualmente, previsões históricas e experiências que já ocorreram não têm a mesma importância — e quase nunca são aplicáveis ao contexto real.
Por isso, existe uma imensa dificuldade em planejar investimentos, tomar decisões e traçar etapas de crescimento, porque esse trajeto é incerto.
Complexity, ou complexidade
O mundo moderno também está cada vez mais complexo, cada problema tem uma repercussão muito grande, com camadas e camadas que precisam ser devidamente analisadas, porque não são simples de entender.
As decisões se tornam uma rede imensa de possibilidades, e é uma grande responsabilidade escolher o que é certo.
Ambiguity, ou ambiguidade
É fundamental se lembrar de que as realidades de grupos diferentes não são as mesmas. Por isso, padronizar está fora de cogitação, basicamente porque o mundo binário, aquele em preto e branco, deixou de existir.
Somente no Facebook, o usuário tem acesso a pelo menos 56 possibilidades de gênero para definir um público-alvo para seu negócio. É hora de atender às demandas pautadas na diversidade e desafiar sistemas de valores pessoais, sem medo de errar.
Como empresas e profissionais devem se preparar?
Algumas práticas são fundamentais para ter flexibilidade, agilidade e inovar em meio a esse cenário, por isso:
Pense em diversos cenários
Busque analisar e identificar possíveis ganhos e perdas a partir de diferentes caminhos e, assim, explorar hipóteses para tomar a melhor decisão.
Na prática, essa construção de cenários consiste na criação de planos derivados ao planejamento estratégico primário, alterando variáveis internas e externas do modelo de negócios. Entre elas, novos canais de distribuição, mix de produtos e serviços e redução de custos.
De olho nas tendências
Elas indicam qual direção o mercado está tomando, permitindo que você se antecipe a possíveis mudanças.
Além disso, essa análise permite identificar oportunidades para posicionar a marca, melhorar produtos e serviços e até criar um novo modelo de negócios. Para isso, você pode:
- acompanhar influenciadores da área;
- buscar pesquisas e relatórios do seu segmento;
- investir em dados analíticos;
- ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo;
- ouvir o feedback de clientes e fornecedores.
Gestão ágil
Essa prática divide os objetivos em pequenas metas, no estilo SMART, alcançando um alvo por vez.
Dessa maneira, é possível que os resultados sejam analisados durante a conclusão de cada etapa, permitindo que as estratégias sejam ajustadas de acordo com as respostas obtidas.
Com isso, 24% das empresas de tecnologia já utilizam essa metodologia, seguido de 17% para economia e finanças e 9% para prestação de serviço, segundo o relatório State of Agile Report, da VersionOne.
Crie um ambiente colaborativo
Com as incertezas do mercado e do país, nada melhor do que eliminar um pouco de burocracia (quais forem possível) e alinhar regras e padrões importantes para a equipe, para que todos possam ter qualidade de processos, sem deixar de lado a inovação.
Resiliência
Uma das competências mais valiosas no mundo VUCA é a resiliência, que se refere à capacidade de se recuperar dos desafios e ter flexibilidade diante das adversidades.
A American Psychological Association criou um guia para orientar todo indivíduo no desenvolvimento da resiliência, confira:
- construir relacionamentos saudáveis, seja de forma individual, com pessoas de confiança, seja por meio de grupos;
- ter atenção à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, pois ajuda a diminuir o estresse, que é o principal vilão da resiliência;
- criar senso de ajuda mútua, que pode ser por meio de ações sociais ou apoio a colegas do trabalho, por exemplo;
- estimular pensamentos positivos, aprendendo com os erros do passado e buscando novas perspectivas;
- ter objetivos realistas e procurar oportunidades para crescer em meio às dificuldades que surgem.
Conclusão
São vários desafios diante do mundo VUCA, afinal tudo muda todo o tempo. Estar atento como pessoa e como líder para encontrar os melhores caminhos, para alcançar os objetivos, é fundamental para investir tempo no que realmente importa.
São estratégias que mostram que as coisas podem sair fora de controle e ao mesmo tempo podem entrar nos trilhos para reconhecer, aceitar e encontrar soluções plausíveis.
E você se preparando diariamente para o mundo VUCA? Se quiser falar comigo sobre isso, deixe nos comentários.
Deixar um comentário