Hoje quero falar de um assunto que não deixa de ser pauta: os jovens no mercado de trabalho. Mesmo estudantes de faculdade encontram dificuldades para boas oportunidades no mundo empresarial. Isso porque a renovação de vagas é um grande desafio para as empresas.

Atualmente alguns programas auxiliam nesta jornada, como: estágios, trainees, aprendiz, todos para possibilitar a formação educacional e a experiência na prática do trabalho, para o crescimento profissional do jovem e da empresa ao mesmo tempo.

Mas ainda assim, a procura é maior do que a oferta, isso é algo que acontece há anos no nosso país, pois somos caracterizados por heterogeneidade e desigualdades. E com as mudanças econômicas e sociais que vêm se apresentando no Brasil, foram os jovens que mais sofreram com isso.

Inserir o jovem no mercado de trabalho representa uma oportunidade de ampliação de redes e de reformulação de projetos no âmbito profissional. Por isso as empresas precisam dar mais atenção a esse item, para que os jovens consigam demonstrar suas habilidades, sua sede para o novo e ainda se sentir parte de uma corporação.

As startups estão ganhando vez por fazerem uma conexão maior com a juventude, por ter uma empresa com visão mais ampla, pensando no crescimento do negócio como um todo.

Como você sugere que isso possa se reverter e novas oportunidades sejam abertas para os jovens no mercado de trabalho?

Fonte: Instituto Via de Acesso, Insper, G1.