Uma brincadeira aqui, outra ali pode ser algo recebido de sorriso amarelo no ambiente de trabalho. Quando se torna frequente já é caracterizada como bullying.

De origem inglesa, essa palavra significa a prática de violência física ou psicológica de forma repetida e intencional. Ter essa conduta no ambiente corporativo afeta o bem-estar e a autoestima dos colegas, gerando ansiedade e depressão para quem sofre com as piadas de mal gosto.

Muitas vezes pode ocorrer entre pessoas que trabalham lado a lado, entre setores e até mesmo no abuso ou mau uso da autoridade de pessoas que ocupam posições superiores. Comportamentos assim intimidam, agridem e humilham o colaborador, ocasionando sentimentos de raiva e vergonha na pessoa afetada.

Evite e denuncie

Separei alguns comportamentos que você deve evitar e que deve denunciar ao responsável de RH, caso presencie:

  • Tratar uma pessoa da equipe de forma diferente;
  • Gritar com um colaborador;
  • Fazer piadas de mau gosto;
  • Excluir ou isolar um colaborador;
  • Fazer críticas sem sentido;
  • Culpar um colaborador sem justificativa;
  • Vigiar excessivamente um funcionário;
  • Reprimir um colega por ter uma opinião ou gosto diferente;
  • Não respeitar o espaço do outro;
  • Praticar o preconceito.

Consequências

Uma empresa que faz isso pode se prejudicar e muito na perda da produtividade dos colaboradores e nos pedidos de demissão em massa.

Já um colaborador que pratica o bullying deve ser demitido por justa causa e responder a processos disciplinares, por danos morais e também materiais, dependendo do caso.

Para evitar, todos devemos praticar e usar a empatia, para antes de agir, pensar em como a pessoa irá se sentir e evitar discussões sobre temas polêmicos com pessoas que você não tem tanta afinidade.

Fonte: Administradores.com, Endomarketing.